Clínica Pio
(43) 3327-6200
FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA
Um dos princípios básicos da Fisioterapia Respiratória é a facilitação do clearence mucociliar e as manobras de desobstrução brônquica (manobras de higiene).
As manobras de higiene visam manter a permeabilidade das vias aéreas e evitar acúmulos de secreção, possibilitando assim uma melhor respiração ao individuo.
As secreções aumentam a resistência ao fluxo aéreo, dificultam as trocas gasosas e tornam excessivo o trabalho dos músculos respiratórios.
Os recursos manuais da fisioterapia respiratória compõem um grupo de técnicas de exercícios manuais específicos que visam a prevenção no intuito de evitar complicações de um quadro de pneumopatia instalado, a melhora ou reabilitação de uma disfunção toracopulmonar e o treinamento e recondicionamento físico das condições respiratórias do paciente pneumopata.
A indicação da terapia de higiene brônquica deve ser baseada no diagnóstico funcional, no impacto da retenção de secreções sobre a função pulmonar, na dificuldade de expectoração do paciente, no nível de cooperação e desempenho do mesmo, na escolha da intervenção de maior efeito e menor dano, no custo operacional e na preferência do paciente.

INDICAÇÕES:
- Pacientes com produção excessiva de secreção
- Pacientes com insuficiência respiratória aguda e que apresentam sinais clínicos de acúmulo de secreção (ruídos adventícios, alterações gasométricas ou de radiografia torácica)
- Pacientes que apresentam atelectasias
- Anormalidades na relação ventilação/perfusão.
- Tosse ineficaz
- Queda de saturação de oxigênio ou taquidispneia (podem indicar retenção de secreção em VAS ou necessidade de maior fluxo de oxigênio).

Agende uma avaliação com o Fisioterapeuta: (43) 3327-6200

Ligue e Agende
(43) 3327 - 6200
(43) 9862 - 2000
Whatsapp
(43) 99165 - 6200
Promoções
Clique aqui
Agende já
Sua Avaliação
Contato
(43) 3327-6200
(43) 99165-6200
Rua Ibiporã, 426 - Londrina - PR
Aceitamos: