O rosto é o nosso cartão de visitas e a nossa pele pode dizer muito sobre nós. As manchas no rosto podem surgir em pessoas de qualquer idade, tanto mulheres quanto em homens e podem surgir devidos a diversos fatores. As manchas faciais mais frequentes são: melanose solar, melasma, efélides e manchas causadas por acnes e lesões. Basta uma nova exposição solar desprotegida para que o problema volte com tudo.
O que é o melasma? Caracterizado por manchas acastanhadas ou acinzentadas, o melasma ocorre devido ao aumento da produção de melanina, pigmento responsável pela cor da pele. As manchas de coloração amarronzada acabam incomodando a aparência de quem deseja uma pele uniforme e bem iluminada. Ele geralmente aparece nas bochechas, na testa e no buço, mas também pode surgir em outras áreas como o colo e os braços. Alguns fatores podem desencadear o surgimento do melasma, como a exposição ao sol e ao calor, principalmente sem proteção. Isso porque a luz ultravioleta estimula os melanócitos, células que produzem a melanina, pigmento que dá cor à pele.. Além disso, a exposição solar é responsável pela reincidência do melasma. Entre outras causas destas manchas na pele estão as alterações hormonais causadas pela gravidez, uso de pílulas anticoncepcionais, entre outras condições.
Epidérmico: quando há depósito exacerbado de pigmento na epiderme (camada mais superficial da pele);
Dérmico: caracterizado pelo depósito de melanina ao redor dos vasos superficiais e profundos;
Misto: quando há excesso de pigmentação na epiderme, na derme e em outras regiões.
Tratamento eficiente indicado para tratar manchas: Peelings químicos são aplicações de substâncias, que atuam na renovação celular da pele. É indicado para homens e mulheres que desejam clarear manchas (melasmas), atenuar cicatrizes de acne, tratar o aspecto de rugas finas e a oleosidade da pele, além da selagem dos poros.
Quais são os tipos do Peeling Químico?
Peeling Químico Superficial: Atua na camada mais superficial da pele, com uma descamação mais fina. Ele é indicado para pessoas com a pele ressecada, acne ou rugas superficiais como linhas de expressão e também em pequenas manchas.
Peeling Químico Médio: Remove as células da parte da derme e epiderme da pele. Indicada nos casos de tonalidade desigual da pele, rugas e cicatrizes mais profundas.
Peeling Químico Profundo: Remove as camadas da pele mais profundas, sendo indicada para regiões mais danificadas pelo sol e outras cicatrizes.
Tratamentos indicados para clarear as manchas na pele do rosto: limpeza de pele, peeling de diamante, microgulhamento concentrados clareadores, peeling químico, luz pulsada.
A importância da prevenção e do protetor solar: É possível prevenir o aparecimento de manchas com cuidados com exposição solar e a utilização de protetor solar com 16 horas de proteção FPS 70 PPD 26 proteção IR + luz visível + UVA EUVB mesmo se você ficar em ambientes fechados.
Assim é possível reduzir ou tirar as manchas do rosto por meio do tratamento correto.