LUZ INTENSA PULSADA

Epilação ou Fotodepilação: são termos científicos utilizados para designar a depilação realizada por meio de Lasers ou Luz Intensa Pulsada.


Tanto Lasers quanto a Luz Intensa Pulsada agem de maneira semelhante nos pelos: pulsos luminosos são emitidos pelo equipamento que utiliza o princípio da foto termólise seletiva, ou seja, a melanina presente na haste do pelo absorve a luz transformada em calor, conduzido para as células foliculares danificando-as, atingindo ainda a hemoglobina dos vasos sanguíneos que alimentam o pelo, sem danificar os tecidos adjacentes. O folículo danificado é gradualmente substituído por um tecido cicatricial interno e este não consegue produzir pelos. O Laser é mais profundo, destrói antes que a Luz, porém a Luz Pulsada afina o pelo mais rapidamente, pois atinge o bunge antes que o Laser. Outras vantagens da Luz sobre o Laser são o menor risco de reações adversas como discromias (manchas) e queimaduras, ausência de dor na sessão e menor custo de tratamento. A depilação possibilita a destruição de um número considerável de folículos dos pelos no momento da aplicação, porém existe outra fração ainda em repouso no momento do procedimento, e, portanto, dificilmente se elimina a totalidade dos pelos em uma só aplicação. O número de sessões necessárias varia dependendo das características de cada pessoa. O pelo apresenta 3 fases de crescimento, sendo a fase anágena o alvo do tratamento da depilação porque ocorre maior divisão celular e com isso maior produção e concentração de melanina e estruturas do pelo como bulbo e bunge estão menos profundos e mais acessíveis à penetração da luz.


Alguns cuidados devem ser observados para o sucesso do tratamento: evitar o bronzeamento da pele antes das sessões, em caso de exposição solar ou bronzeamento artificial comunicar antes de cada sessão para ajustamento dos parâmetros de tratamento. Não depilar a região tratada com cera ou arrancar os pelos com pinças para não prejudicar o tratamento, mas sempre utilizar lâminas de depilação. Não descolorir os pelos no período do tratamento. Evitar o uso de maquiagem sobre o rosto ou de desodorantes nas axilas, pois estes produtos podem conter substâncias que provoquem a irritação da pele, assim como evitar cosméticos que contenham ácido glicólico ou retinoico em sua composição 3 dias antes do procedimento devido estas substâncias serem fotossensibilizantes e ocasionarem manchas na pele ao reagirem com a luz. Dias depois de uma sessão, de 1 a 2 semanas, os pelos se desprendem dos folículos e caem.

Contra-Indicações:
- Gestantes e lactentes;
- Pacientes bronzeados;
- Uso de Isotretinoína (Roacutan - somente após 6 meses do término do tratamento);
- Uso de medicamentos fotossensibilizantes;
- Epilepsia, Diabete Mellitus, Urticária solar, Lúpus;
- Histórico de câncer;
- Implantes metálicos;
- Radioterapia e/ou Quimioterapia (somente após 3 meses do término do tratamento);
- Anabolizantes;
- Qualquer outra contra-indicação especificada por doença ou medicamento.

AGENDE UMA
AVALIAÇÃO
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale conosco pelo Whatsapp